Deputado Zó reforça apoio aos trabalhadores da Ford

A mobilização dos trabalhadores da Ford ganhou apoio da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta feira (13). O presidente da Casa, Nelson Leal (PP), e vários deputados se reuniram com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, e uma comissão de funcionários

Um dos participantes da reunião, o deputado estadual Zó (PCdoB) destacou a importância da solidariedade aos operários da empresa. “O fechamento da empresa trará, também, mais dificuldades para a economia. Devemos criar frentes parlamentares na Alba e na Câmara Federal, em apoio aos trabalhadores”, afirmou.

O parlamentar destacou a ação rápida do governador Rui Costa (PT), que fez contatos com embaixadas de vários países, como China e Índia, para convidar montadoras a conhecerem o potencial da Bahia. “Além de ter criado o Grupo de Trabalho com representantes do Sindicato, empresários e a Federação das Indústrias da Bahia para definir alternativas a Ford e novas estratégias econômicas”, pontuou.

Zó criticou a atitude surpreendente da empresa, que teve incentivos e renúncias fiscais do Estado, e da União, além de mais de R$ 300 milhões em financiamento do BNDES. “Absurdo chegar em uma reunião que debateria outra pauta e, após firmar acordo coletivo com estabilidade de quatro anos para os funcionários, anunciar que terminaria suas atividades produtivas aqui. Um estelionato contra o Brasil e a Bahia”, enfatizou.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, são cerca de 12 mil empregos diretos e 50 mil indiretos afetados com o fechamento da empresa.

Cláudio Mota – REG. 4811 / SRTE-BA