Deputado Zó reforça defesa da autonomia universitária

Com canal no YouTube, o projeto Conversas de Resistência tem produzido importantes debates contra a intervenção do governo Bolsonaro na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O deputado estadual Zó (PCdoB) participou do debate virtual desta quarta-feira (29), sobre a autonomia universitária. Mediado pelo professor Marcelo Ribeiro, o encontro contou a participação da deputada estadual de Pernambuco, Teresa Leitão (PT), e do deputado estadual Marcelino Galo (PT).

Zó disse que é lamentável, em pleno século 21, estar se falando em autonomia universitária. “Só nos anos de 1980 fizemos esses debates, ainda da ditadura militar. Nada mais correto do que a comunidade acadêmica eleger seus reitores. O que o governo Bolsonaro vem fazendo é autoritarismo puro”, destacou.

O parlamentar lembrou que o golpe dado em Dilma iniciou um período de retrocessos no Brasil. “16 anos depois da universidade se consolidar, conviver com interventor é um absurdo. E eles estão acabando com várias conquistas. Vamos trabalhar para reverter essa triste realidade e impedir mais ataques às instituições democráticas”, enfatizou.

INSTITUIÇÕES LIVRES

Para Teresa Leitão, autonomia universitária não é presente ou regra. “É uma conquista da sociedade e da comunidade acadêmica. Essas instituições precisam estar livres das amarras de qualquer governo para cumprir seu papel no País”, afirmou.

Na mesma linha, Marcelino Galo enfatizou que universidade não pertence a nenhum governo, mas ao Estado e à sociedade. “Nenhum governo pode se apropriar dela, como faz o atual, que interfere nas eleições para reitor, mostrando seu autoritarismo. Precisamos defender esse importante patrimônio”, destacou.

Cláudio Mota – REG. 4811 / SRTE-BA